terça-feira, 28 de janeiro de 2014
Resenha escrita por: Yann de Oliveira.
O Pequeno Príncipe, ou O principezinho (como é chamado em Portugal), foi escrito por Antoine de Saint-Exupéry, em 1943, mas até hoje consegue dar uma lição de moral em todos os tipos de leitores.
As aquarelas do autor, ou apenas algumas delas que estão presentes no livro, são simples assim como a história. Algumas coloridas, outras em uma só cor, os desenhos ajudam a dar uma noção de como era o personagem de que é dito, e suas visitas surreais.
O narrador conta a sua experiência de conhecer um viajante do espaço, que morava em um asteroide chamado pelas pessoas grandes de B 612, mas por um motivo, resolveu viajar por outros seis asteroides, todos habitados por uma só pessoa.
O menino conheceu um rei que achava que mandava em tudo, um vaidoso que achava que tudo admirava-o, um bêbado que bebia para esquecer sua vergonha, um empresário que estava sempre ocupado com coisas sem importância, um acendedor de lampiões que sempre seguia "o regulamento", e um geógrafo que não tinha exploradores, dando uma dica ao principezinho: uma viajem à Terra.
O menino também contou que largara em seu asteroide uma flor vaidosa, e que ele não parava de pensar nela. Também como conheceu a Terra, uma serpente, as rosas, uma raposa, um manobreiro e um vendedor. Todas as histórias com simbolismos.
O livro denominado infantil, serve para todas as idades. Uma criança obviamente não vai entender metade do que o livro quer passar, pois ele passa o tempo todo criticando a transformação de uma pessoa adulta, esquecendo os verdadeiros valores de uma criança, entregando-nos a uma vida com preocupações e solidões.
O Pequeno Príncipe com certeza é uma marco literário. Quem leu, com certeza quer voltar a viver como uma criança que já foi, e que é possível voltar a ser uma.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
A cópia das críticas, total ou parcial, sem autorização prévia dos donos do blog, é proibida. Tecnologia do Blogger.

Marcadores

Colaboradores

Pesquise

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *